terça-feira, dezembro 22, 2009

Mau tempo: responsável pela Marina do Freixo pede ajuda ao Estado





O presidente do Sport Clube do Porto, concessionário da Marina do Freixo, um dos locais mais afectados pelo mau tempo que se fez sentir na cidade, disse que pretende pedir a ajuda do Estado para fazer face aos prejuízos.

«Temos prejuízos próprios e prejuízos alheios, faremos os possíveis para tentar compensar alguns estragos, nomeadamente dos utentes da marina, junto do Governo Civil», afirmou Paulo Barros Vale, citado pela Lusa.

O responsável admitiu que os seguros existentes possam não incluir este tipo de situação, provocada pela intempérie.

«Em circunstâncias especiais o Governo, através do Governo Civil, toma nota destas ocorrências e dá alguma compensação, vamos tentar informar-nos», sustentou.

Em declarações à Lusa, o responsável considerou que os estragos poderiam ter sido evitados se houvesse uma canalização dos rios Tinto e Torto que desaguam naquele local.

Em seu entender, «deveria haver uma canalização dos dois afluentes do Douro para jusante da marina» e essa obra deveria ser feita «pelas autoridades públicas competentes».

«Nós somos apenas concessionários de uma obra da qual não fomos projectistas», acrescentou.

Paulo Barros Vale explicou que esta madrugada «houve, de facto, uma confluência de circunstâncias complicadas, em particular uma concentração de chuva elevadíssima, num curto período de tempo, o que fez com que o caudal excepcional no Tinto e no Torto que se juntasse naquele ponto, no momento em que a maré estava a subir».

«É uma situação complicada que está a ser avaliada. Certamente serão introduzidas correcções na estrutura para que tal não volte acontecer», garantiu o presidente do Sport Clube do Porto.

A marina do Freixo tem capacidade para 80 barcos e encontrava-se praticamente lotada quando na madrugada de hoje o mau tempo destruiu dois pontões arrastando para o fundo do rio cerca de uma dezena de pequenas embarcações.

Fonte: Agência Lusa, Publicado em 22 de Dezembro de 2009

Sem comentários: